quinta-feira, 17 de junho de 2010

Se o João Guimarães é Rosa, eu também quero ser Rosa.

Um dia acordei e percebi que não era feliz. Consultei meu espelho e a imagem que ele refletia se aproximava da impressão que tive quando acordei: Eu não era feliz.
Nos dias anteriores trabalhar se dividia entre obrigações e tristezas. Mas isso não foi sempre assim.
No começo, uma felicidade multicor me visitava sempre que ao entrar no ambiente de trabalho, um aluno se manifestava e comigo falava, quase fluentemente, a língua que eu o ensinava. Ver o aluno crescer gradativamente na aprendizagem era motivo de felicidade, mas o que divergia desta felicidade, era não percebê-la fora da sala de aula.
Nos outros espaços do ambiente de trabalho, as pessoas tinham cores diferentes da minha. Eu era só uma professora e elas era sempre algo mais: pesquisadoras, coordenadoras de projetos, orientadoras de TCCs, etc.
Como professora de língua e literatura francesa, o meu desejo era paraticar a Liberdade, Igualdade e Fraternidade, mas nada disso batia à minha porta.
Levei muito tempo para acordar... Eu bem sei.E só acoredei quando a Senhora Infelicidade gritou comigo me perguntando se eu sabia qual era meu lugar.
Foi o dia em que eu decidi mudar de casa, sai da FALEM para morar na FALE. E a minha pele ganhava nova cor, eu deixei de ver as pessoas com as cores diferentes da minha, eu deixei de conhecer o caminho único da sala de aula. Mas para isso, eu precisei acordar, eu precisei mudar de casa, eu precisei ver mais de perto a Prof Regina Cruz, eu também sou parte da Comissão de uma revista Científica da casa em que hoje moro. Hoje também sou Orientadora de TCC em Estudos Literários, minha especialidade. E amis, hoje faço parte de um Projeto de Pesquisa na área que amorosamente entreguei minha vida profissional.
Hoje também posso dizer que tenho aprendido o exercício da Igualdade e Pra Fazer Diferente do tempo em que morava na outra casa, eu vejo boa parte dos meus colegas da FALE com a mesma cor: a Profa. Regina Cruz é Rosa, o Prof. Fernando Gebra é Rosa, a Profa. Camila do Valle é Rosa, a Profa. Bete Vidal é Rosa, o Prof. Günter Presler é Rosa. E se até Guimarães é Rosa, eu também quero ser Rosa.
E quero permanecer exercitando a Liberdade, Igualdade, e Fraternidade, por isso eu voto, "Pra Fazer Diferente" a minha Felicidade. Porque acredito em felicidade coletiva, penso que Rosa e Regina cabem nos meus sonhos e planos, porque querem a nossa Universidade Pública e Gratuita, porque querem ver de perto também os alunos de baixa renda familiar crescendo e mudando o curso das suas vidas. Por tudo isso, eu reafirmo se até João Guimarães é Rosa, eu também quero e sou Rosa.

                                                                                                   Profa  Dra Giselle Ribeiro
                                                                                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu....