sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Se é pra lutar, é DCE UFPA!

Atividades realizadas

Junho/ 2009: Foi inaugurado o Restaurante Universitário (R.U.) do Profissional, que foi um dos ganhos que obtivemos durante a ocupação da reitoria em 2007. Ocupação que durou seis dias e trouxe muitas conquistas para os estudantes da UFPA. Citamos a manutenção das atividades culturais no interior da Universidade, entre elas o Forró do Vadião; recuperação da ponte de acesso de pedestres do Campus Básico ao Campus Profissional; instalação de bebedouros, entre outros.

Setembro/ 2009: O DCE organizou a coleta de assinaturas exigindo o Fora Sarney devido o escândalo envolvendo os atos secretos do Senador.
Participamos do Grito dos Excluídos que este ano foi no bairro da Terra Firme questionando a falta de investimento de nossos gestores públicos (prefeitura, governo estadual e governo federal) nos setores sociais como o da educação, saúde e segurança pública. 
Em conjunto com diversas entidades e movimentos sociais estivemos na formação do Comitê Metropolitano Xingu Vivo para Sempre objetivando somar esforços na luta contra a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte (ver matéria sobre Belo Monte na página 7).
A prefeitura do Campus tentou, de forma autoritária, inviabilizar a venda de lanches rápidos nas Xerox. Ação que, a nosso ver, abria precedentes para a abertura do processo de licitação das Xerox. Diante disto iniciamos uma intensa mobilização que culminou com uma audiência pública com o reitor no mês de novembro.

Novembro/ 2009: A Audiência Pública com reitor teve por finalidade discutir alguns pontos que foram: cobrança de taxas, licitação das Xerox, alimentação e moradia estudantil. No Box presente nesta página será abordado os ganhos referentes a audiência.
Apoiamos e participamos do “apitaço” organizado pelo Centro Acadêmico de Letras (CAL) contra a falta de professores no curso.
Foi exibido o 1º Cine DCE, no Centro de Convenções da UFPA, trazendo para a comunidade universitária a temática “Belo Monte e os impactos ambientais”.

Dezembro/ 2009: O prefeito de Belém teve o seu mandato cassado. Organizamos a campanha Fora Duciomar. Apesar de não ter surtido o efeito esperado, fomos para as ruas protestar.
Organizamos, junto com o Comitê Metropolitano Xingu Vivo para Sempre, um ato contra Belo Monte que saiu do terminal rodoviário da UFPA até a Eletronorte. Lá entregamos a Carta em defesa da vida com argumentações do porque nos contrapomos a construção da Usina. O ato teve a presença do Bispo da prelazia do Xingu, Dom Erwin, por algumas etnias indígenas, entre outros movimentos sociais. A carta foi lida por Antonia Melo, membro do comitê Xingu Vivo para Sempre de Altamira.

Janeiro/ 2010: Foram organizados atos contra o reajuste da tarifa de ônibus e em denuncia a péssima qualidade do transporte coletivo em Belém exigindo também o passe livre estudantil, embora não tenhamos tido êxito.

Fevereiro/ 2010: Após a liberação da licença prévia do IBAMA para a construção da UHE Belo Monte organizamos em conjunto com o Comitê Metropolitano Xingu Vivo para Sempre uma vigília, que saiu do CAN e se dirigiu para o IBAMA, para mostrar que estamos vigilantes na luta contra a devastação ambiental, social e cultural da região amazônica.
 
Março 2010: Realização da calourada do DCE
 
Abril/ 2010: Após esperarmos mais de um mês pela reabertura do R.U, que se encontrava em reforma, o DCE e Centros Acadêmicos pressionam a PROAD pela reabertura imediata do restaurante. A ocupação da reitoria em 2007 nos garantiu, entre outros, a construção do R.U. do Profissional agora precisamos avançar, que a Reitoria cumpra a promessa de acabar com as filas dos R.U.’s, de oferecer jantar e que cada campi possa ter seu Restaurante Universitário.
Realização do V CONEUFPA, que contou com mais de 2000 alunos inscritos representando a capital e os campi. O Congresso aprovou resoluções importantes (ver em http://dce-ufpa.blogspot.com) em especial no que refere a política de permanência estudantil. Para que isso se torne realidade o DCE convida os CA’s e DA’s para se somarem na Jornada de Lutas do DCE em defesa da Permanência Estudantil.
Ato contra o Leilão de Belo Monte que saiu da UFPA até a Eletronorte e contou com a presença de diversos movimentos sociais e de estudantes da capital e do campi.
Maio/ 2010: Participação no ato do dia do trabalhador que saiu do CAN até a praça da república
Realização do Ato das Velas (denunciando o descaso da UFPA com a segurança interna) que culminou em uma Audiência Pública com o reitor. Após isso nos dias de forró houve deslocamento de segurança para o vadião e aumentou a rigidez do controle nos portões de acesso da universidade.
 
Junho/ 2010: Promoção da Quadrilha maluka do DCE, durante o forró de Pedagogia. Atividade cultural com caráter político de avançarmos no debate anti-homofóbico e pautarmos condutas livres de preconceitos dentro de nossa instituição


Se muito vale o já feito, mas vale o que virá...
Atividades em andamento: Para além das atividades expostas está em andamento a reforma da sala do DCE, o Clube de Xadrez Universitário; a construção de um INFOCENTRO com 40 computadores para atender a comunidade discente da UFPA e que funcionará nas dependências da sede do DCE; o Rock In Rio Guamá 2010; o Debate entre os candidatos ao governo; o 2º Cine DCE que pretende abordar a temática de meio ambiente; debate sobre ENADE, o I Grito Cultural do DCE na luta contra às opressões e a Jornada de Lutas do DCE pela permanência dos estudantes com qualidade na capital e nos campi estão em nosso planejamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu....