sexta-feira, 16 de abril de 2010

VER-GO-NHA no CONSEPE

O QUE ESTÁ ACONTECENDO?
14 de abril de 2010, Por Rafael Saldanha
 
Ocorreu no dia de hoje sessão ordinária do Conselho Superior de Ensino e Pesquisa - CONSEPE - da Universidade Federal do Pará e durante a discussão de dois pontos de pauta senti vergonha de ser estudante. O primeiro foi referente ao processo da docente Regina Cruz contra a decisão arbitrária, arrogante e irresponsável do Mestrado em Letras da UFPA de descredenciá- la - na verdade, contra aqueles que pensam ser os donos das fechaduras, na pior tradução do patrimonialismo. O segundo foi em relação ao pedido do DCE de suspensão das aulas no período do V Congresso Estudantil da UFPA - CONEUFPA - de 20 a 24 de abril.
 
Um dia antes da reunião repassei à docente Regina Cruz os contatos dos 6 conselheiros discentes, meus pares, para que ela explicasse a sua situação a fim de contar com o apoio da bancada estudantil na hora da apresentação de seu processo. Ao falar com Augusto Costa, este confirmou que estaria presente e que votaria a favor do processo, até porque já conhecia a questão devido a agitação feita pelo Centro Acadêmico de Letras (CAL) ainda no final de 2009. Hoje, surpreendentemente, este conselheiro se arvora a pedir vistas no processo, sem mesmo que a relatora, docente Vera Jacob, tivesse iniciado a leittura do seu parecer, favorável à Regina Cruz e aprovado por unamidade na Câmara de Pesquisa e Pós-graduação, que encaminha para a apreciação do CONSEPE o resultado de suas discussões. Até onde aprendi, só se pede vistas quando há falhas, erros ou dificuldade de compreender o que está sendo analisado por falta de clareza. Não era o caso deste processo. Esse aluno, que estava sem comparecer a várias reuniões do CONSEPE e foi mobilizado por nós, já que tínhamos interesse de que essa reunião contasse com a bancada completa dos estudantes, ao que tudo indica foi influenciado por terceiros a tomar essa atitude, na tentativa de ganhar tempo para se armar contra a notória tendência de todo o Conselho em votar pelo recredenciamento de Regina e credenciamento do docente Gunther Presler à Pós-graduação em Letras. Cabe esclarecer, ainda, que esse representante discente é bancado no CONSEPE pela União da Juventude Stalinista (UJS), força minoritária na direção do DCE e juventude do PCdoB, a mesma que dirige há décadas a União Nacional dos Estudantes (UNE) à base de golpes e burocratização, vendendo sua voz aos interesses do governo federal em aprovar sem resistências suas políticas educacionais para o país, em troca de alguns milhões de reais, cifra utilizada para a reforma de sua sede no RJ, por exemplo.
 
Depois, na pauta que discutia o pedido do DCE de suspensão das aulas para o CONEUFPA, Augusto Costa novamente se manifesta, desta vez para dizer que é contrário à suspensão, posto que os estudantes não participam, que há outras formas de garantir a frequencia no evento etc. Depôs, portanto, contra sua categoria nos tribunais! Cumpriu o papel dos fracos, dos falsos, dos fanfarrões! A guilhotina francesa, o paredón cubano, a fogueira católica, o choque elétrico norte-americano são métodos que não bastam para sujeitos dessa estirpe vil, uma vez que a morte do corpo não corrigirá seus problemas de moral.  
 
Fiquei envergonhado com a irresponsabilidade política daquele que me representa, ou que ajudo a representar, já que também sou conselheiro. As diferenças que temos no âmbito das questões estudantis, a disputa pelo CAL ou DCE e a corrida pela hegemonia no movimento estudantil não podem ser maiores que a capacidade de diálogo e unidade em prol dos interesses dos estudantes. Lutar para que os professores produtivos tenham liberdade de trânsito nos espaços de ensino da Universidade (graduação e pós) e para que fóruns como o V CONEUFPA tenham apoio à alttura de sua relevância é igual a defender o interesse dos estudantes e esta defesa é a única razão pela qual estamos a ocupar os poucos assentos que a Universidade nos reserva. Portanto, não há espaço para sectarismo ou obsessão pelo poder.
 
Desejo, sinceramente, que os estudantes saibam como se comportam aqueles que lhes representam, pois a prática é um dos critérios da verdade. Mesmo envergonhado, dormirei orgulhoso e tranquilo por ver que os Conselheiros da força majoritária do DCE, a que eu componho, não se vendem, não vacilam!
 
Seguiremos na luta!  
   
Saudações Estudantis! 
 
Att,
Rafael H. Saldanha

'Salsa'
(91) 8168 9990
Letras (Lic.) Hab. em Espanhol/UFPA
Coordenador Geral do CAL/UFPA
Diretor de Cultura do DCE/UFPA

Movimento Romper o Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu....