terça-feira, 6 de julho de 2010

Pequena reflexão...

 A Seleção Brasileira acaba de ser eliminada da Copa do Mundo de futebol 2010, na África do Sul. E percebo que o nosso nacionalismo exacerbado morreu Isso mesmo! Infelizmente, nosso patriotismo é esporádico. E foi mais efêmero, pois nosso craques foram eliminados nas quartas de finais, durante o jogo contra a Seleção da Holanda (2x1). Logo a culpa caiu para o, até em tão, técnico da seleção, Dunga.


Choramos, gritamos, brigamos... essa eliminação. E a corrupção? E a qualidade da saúde e da educação? Por que não choramos, esperneamos ou lutamos contra esses problemas ?


Ser brasileiro, é lutar por um país digno; é lutar pela qualidade da educação e da saúde. Ir as ruas e denunciar as "sujeiras" da corrupção. É proteger nossas crianças...


Infelizmente, a política que desenvolve-se no Brasil é de "pão e circo". Diria mais de circo, mesmo passando fome, o pobre é incentivado a gastar com festas. E a copa do mundo veio a confirmar esse tese. 


Sem dinheiro para comer, " Seu João" sempre dava um jeitinho brasileiro para conseguir dinheiro, para comprar a cerveja dos jogos. Fazendo sol ou chuva, "Dona Rai" saia de de casa para comprar a carne, para o churrasco dos jogos. Isso é copa do mundo. Mobilizou o Brasil inteiro. De norte a sul.


Enquanto a Seleção Brasileira ganhava os jogos, aumentava  as vendas de produtos verdes e amarelos. Ruas enfeitadas e pintadas, assim estava o Brasil. Com sua eliminação, sumiu os enfeites. As ruas e as pessoas perderam suas cores (verde e amarelo) e sua nacionalidade.


E agora vêm as eleições. Outro momento para se praticar o patriotismo, outro momento para bater no peito e dizer "sou brasileiro". Momento, onde as pessoas voltam as ruas com suas camisas, com suas bandeiras e adesivos. Mas não com tema do Brasil, com as cores e símbolos de seus partidos. Momento, onde as pessoas deliram com os discursos eloqüentes de seus candidatos.


Desde meninas, costumo relacionar esse momento, com concurso de misses. Momento belissímo. "Salve o  meio ambiente", "educação para todos", "saúde já", e por fim, " a paz mundial". Só faltava os brilhos e as purpurinas. Parece até comédia, mas assim vejo o período eleitoral.


Um período cheio de soluções para os problemas da sociedade. Mas para onde vão essas boas idéias? Elas desaparecem no melhor momento. Quando conquistam o tão sonhado cargo parlamentar, elas fogem. Coitadinhos! Mas tudo bem, vêm as próximas eleições e quem sabe aparece algum bom samaritano com boas e novas soluções ( acho que é assim que pensa os brasileiros).


E assim, vai caminhando o nosso velho e pobre Brasil. Sempre esperando uma alma caridosa. Que um dia vai revolucionar seu ser....

2 comentários:

  1. A culpa é de todo mundo, mas a culpa maior é do Dunga sim, por deixar de fora da seleçao craques que poderiam ter salvado a nossa seleção, e leva um jogador que não merecia vestir a camisa da seleção como o FELIPE MELO... Mas tudo bem, 2014 tem mais...

    Bjuxxxx

    ResponderExcluir
  2. Você só confirma o que eu disse no texto. Infelizmente, os brasileiros se preocupam com o dunga. Mas nosso maior problemas é o descaso dos politicos. Colocamos eles lá, mas nenhum tem coragem de mover uma palha pelo povo... aí vem a imprensa e detona o Dunga...em sumo, a culpa é do Lula, pois se tivesse escolhido um melhor ministro de esporte, não estaria essa cagada !!!!!

    E que venha o hexa em 2014..eu espero!!

    bju

    ResponderExcluir

Valeu....