terça-feira, 17 de novembro de 2009

25 DE NOVEMBRO, DIA INTERNACIONAL CONTRA A VIOLÊNCIA DE GÊNERO.

                          Violência machista, uma atitude que deve ser posta em extinção!!


São muitas as conquistas nos últimos anos: novas leis, programas específicos nas administrações, visibilidade nos meios de comunicação, novos valores nas relações pessoais... Porém, ainda assim, continua em alta o número de mulheres, homossexuais e transgêneros assassinados, juntamente com as denúncias e agressões e violência doméstica, nessas categorias, e o mais preocupante nisso, é que essa violência machista, perpetua-se também entre os jovens.
            Esse tema é algo que deve ser levantado, principalmente dentro das escolas e universidades, uma vez que esses “péssimos” valores culturais são colocados dentro de casa e levado para todos os ambientes de sociabilidades. Sabendo que o “silêncio e impunidade são também cúmplices da violência”, o DCE organiza o seu primeiro o seu I GRITO CULTURAL, com o apoio do Movimento Universitário em Defesa da Diversidade Sexual, Grupo ORQUIDEAS, para acabar de vez com essa violência que atinge todos os meios e classes socais, incluindo o nosso meio acadêmico, que continua impregnado com essas visões tradicionalistas e preconceituosas, mesmo estando em um local onde a diversidade é notada em cada um de nós, não somente em questão de gênero, como também de raça, orientação sexual e religião.
            E quando se fala em violência, não nos remete apenas o físico, mas também a violência moral, como a que aconteceu com a transsexual Lyah, estudante de Psicologia da UFPA, que foi vítima de ataques transfóbicos e homofóbicos dentro da universidade, bem como a estudante de turismo da UNIBAN, Geyse, vítima desse machismo conservador, não somente por parte dos alunos e alunas, como também por parte da direção da universidade, onde ela “convidada” a retirar-se por estar usando um mini-vestido. Tornando essa situação vergonhosa, não somente para ela, como também, para boa parte de mulheres, homossexuais e transgêneros que tanto lutam por uma sociedade de gênero e diversidade igualitária.
            É por isso se deve, de uma vez por todas, lutar para extinguir esse mal chamado machismo e homofobia!


Visando esta causa, convidamos a comunidade universitária a participar desse GRITO contra todas as opressões!!!!
Dia 25 de novembro “Vista sua minissaia e junte-se a nós na luta contra o machismo e as opressões”
Ver a programação do I GRITO CULTURAL DO DCE em htpp://dce-ufpa.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu....