sexta-feira, 13 de novembro de 2009

NOTA DE REPÚDIO AO PPGL/UFPA

Recentemente a Profa. Dra. Regina Célia Fernandes Cruz, bolsista produtividade do CNPq, foi descredenciada do Programa de Pós-graduação em Letras da UFPA – PPGL. Os critérios utilizados para justificar tal decisão são altamente questionáveis por dar vazão à uma análise subjetiva.
No dia 03 de novembro a referida professora foi surpreendida ao encontrar a fechadura de sua sala de trabalho (sala 06), no prédio do PPGL, trocada, sob ordens expressas do coordenador, Prof. Dr. Silvio Augusto de Oliveira Holanda, fato que lhe impediu de realizar atividade de orientação de trabalho de alunos da graduação. Essa agressão material a um pesquisador e seus alunos não condiz com o ambiente universitário, não é uma conduta ética, além de ser vergonhosa.
O parecer favorável ao desligamento da Profa. Dra. Regina Cruz do Mestrado, emitido por comissão composta pelos professores Dra. Myriam Crestian Chaves da Cunha e Dr. Silvio Holanda apresenta justificativas que, por mais verdadeiras que possam ser, não são suficientes para conduzir a tal extremo, pois são pautadas em critérios como “Conduta ética e capacidade de convivência pacífica com os colegas”, de alta carga de subjetividade para ser avaliado por apenas dois professores do próprio Mestrado, parte interessada. O critério “Produtividade” , que realmente importa aos estudantes do Programa, não foi digno de qualquer comentário no parecer.
O PPGL foi criado na década de 1980 e, ao contrário de outros programas da UFPA, até hoje não implantou o doutorado. Tem nota 3 na avaliação da CAPES, a pior, segundo o ranking do órgão. Como pode ainda preocupar-se com coisas de ordem burocrática e desnecessárias? Por que motivo, justificável, objetivo e claro, descredenciar a única bolsista produtividade do CNPq no Programa, bastante responsável pela manutenção da desprestigiada nota 3? Quem perde com essa decisão? Os doutores que se mantém no Programa? É certo que não. Perdemos nós, estudantes que almejam realizar pós-graduação em Letras na UFPA.
Repudiamos o que tem acontecido no Mestrado, por entender que não é assim que se procede. A decisão, prejudicial à Instituição e ao curso de Letras,  nem ao menos foi analisada e votada pela Congregação do ILC e, para além disso, não é desse modo que se trata um pesquisador da nossa casa.

- PELO IMEDIATO RECREDENCIAMENTO DA BOLSISTA PRODUTIVIDADE PROFª. DRª REGINA CRUZ AO PPGL;
- POR ABERTURA DE PROCESSO ADMINISTRATIVO CONTRA OS AUTORES DA TROCA DE FECHADURA DE PRÉDIO PÚBLICO;
- POR ELEIÇÕES DIRETAS PARA A COORDENAÇÃO DO PPGL;
- POR EAVALIAÇÃO DE TODO O QUADRO DOCENTE DO PPGL PELA PROPESP.              

                                                                  
                                                                                                                 
                                                                       Centro Acadêmico de Letras - CAL / UFPA - Belém

2 comentários:

  1. A briga nesse mestrado é antiga, briga por espaços e vaidades. Essa professora também não é flor que se cheire, sempre demonstrou condutas anti-acadêmicas e anti-éticas, a sala de pesquisa da mesma, nada mais era que uma sala particular para articular "fofocas", ou seja, para o curso de letras como um todo o afastamento dessa prof não terá muito impacto, já que a carga horária dela na graduação é mínima (deve ter umas 2 turmas e à noite) e o número de orientandos também é pequeno (são poucos que querem ser orientados por ela, não por incompetência, mas pela falta de caráter e ética da mesma), já que a reputação dela fala por si própria. O descredenciamento dessa profª foi sim votado e consta em ata, procurem no ILC.

    ResponderExcluir
  2. O descredenciamento da Prof. Regina Cruz só reforça as práticas autoritárias da turminha do Silvio Holanda, pessoa sem ética alguma. Profa. Regina é uma excelente professora. Quem perde com a saída dela somos nós, alunos. De qualquer forma, ela venceu no CONSEPE e será recredenciada em breve, assim esperamos.

    ResponderExcluir

Valeu....