segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Carimbó leva sete mil a festival tradicional


O cenário da pacata praça principal de Marapanim mudou completamente durante este final de semana. Mais de sete mil pessoas passaram por dia pelo local para acompanhar o V Festival do Carimbó do município, realizado de sexta-feira passada (13) até ontem (15). Dezenas de grupos locais e de outros interiores do Pará se apresentaram durante os três dias. O evento, beneficiado pela lei Semear, já se consagrou no calendário cultural do Estado e ainda incluiu, entre outras atrações, o concurso de músicas nas vertentes carimbó raiz e carimbó livre, além de desfile dos grupos de dança, festival gastronômico e feira de artesanato.

A presença de crianças envolvidas com as apresentações foi um dos destaques deste ano, como foi o caso do grupo Uirapuru Mirim, que conta apenas com integrantes infantis que tocam, dançam e cantam. O responsável pelo vocal do Uirapuru Mirim é Gilson Gomes, de apenas 11 anos. Há seis ele ensaia religiosamente o seu ritmo preferido. “Ganhei meu banjo quando fiz sete anos. E eu sei o quanto o carimbó precisa ser valorizado”, disse.

A presença de grandes mestres do carimbó também fez a diferença no evento. De longe, apenas sentado em uma cadeira, o Mestre Pedro, conhecido como “Tio Pedro”, de 92 anos, saiu de casa apesar das dificuldades da idade para conferir as apresentações. “O carimbó é parte essencial da minha vida”, ressaltou o compositor, que soma mais de cem letras.

Este ano o festival prestou também homenagem especial a Verequete, falecido mês passado. Verequete tocou várias vezes no tradicional evento cultural de Marapanim.  (Diário do Pará)

"Sem sombra de dúvidas, o Festival de Carimbó, em Marapanim, foi um sucesso! A única crítica que deixo, é o espaço que foi realizado o evento, na praça Nossa Senhora das Vitórias, um local pequeno, mas a estrutura foi maravilhosa. O prefeito está de parabens pelo brilhante evnto realizado em sua administração!"
                                                                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu....